Share

O projeto de transposição consiste em direcionar um percentual das águas do Rio São Francisco para o semiárido nordestino. O plano básico é construir dois imensos canais (Eixo Norte e Eixo Leste) ligando o rio São Francisco a bacias hidrográficas menores do Nordeste, bem como aos seus açudes. 

O Eixo Norte capta as águas em Cabrobó (PE) e as leva para o sertão de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O Eixo Leste, por sua vez, realiza a captação das águas em Floresta (PE) a fim de beneficiar territórios de Pernambuco e Paraíba.
 
As estruturas que compõem o sistema que transporta as águas consistem em canais abertos em concreto armado, cujas dimensões (largura e profundidade) são especificadas conforme a vazão do trecho. A Empresa Wetter L. T. Projetos Estruturais é responsável pelo projeto de estrutura do TRECHO III do Eixo Norte, que compreende as seguintes localidades: Extrema, Manga de Campina, Mangabeira, Olho D’Água, Pau Branco, Porteiras, Riachão e Salgado.
 
Os elementos estruturais que compõem cada rápido citado acima são: transição 01, bico de pato, transição 02, rápidos, bacia de dissipação e transição 03.
 
Atualmente o trecho III do eixo Norte está em fase de analise de projetos e as ilustrações são referentes ao eixo Leste já entregue.




Voltar