Share
Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.

Os pré-moldados proporcionam maior agilidade da obra, economia dos materiais e mão de obra, bem como limpeza no canteiro. Sem esquecer também da qualidade do concreto e armações que são calculadas e acompanhadas de perto por especialistas. Quanto mais rápido a obra estiver pronta, menores serão os gastos e mais rápido será o retorno.

Aliando o projeto ao método construtivo, podem-se ter vãos maiores, usando menos material e pés direitos amplos. Considerando ainda que após a cobertura a obra toda pode ser finalizada no seco longe das intempéries.

Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas, ou moldadas no próprio canteiro da obra, para serem montadas no momento oportuno.A decisão de produzi-las na própria obra depende sempre de características específicas de cada projeto.

É de fundamental importância, portanto, um estudo criterioso dos custos que envolvem transportes, dimensões das peças, aquisição de formas, tempo de execução, espaço no canteiro, equipamentos disponíveis, controle tecnológico, acabamento e qualidade.Em engenharia não existem soluções prontas para vencer a batalha entre custos e benefícios.

Somente um bom planejamento, baseado nas necessidades específicas de cada obra, na sua localização e no recursos disponíveis para sua execução é que podem definir a melhor alternativa.

Fonte:Portal do concreto