Share
Muro de arrimo pode salvar sua vida. Eles são projetados para conter o deslizamento de terra que são causados por chuvas. São muros feitos com cimento, vigas, tijolos, pedras e mais uma porção de coisas para que o escoamento da água possa funcionar normalmente e não empurre o a terra sobre o muro, e consequentemente, sobre a casa.

Onde é necessário o muro de arrimo?
O muro de arrimo é necessário em terrenos com inclinações (declive ou aclive). Quando necessário ter uma área de
acomodação e a área onde ficará a inclinação não ocorra deslizamento em cima do terreno ou a terra deslize para baixo
e leve o que estiver acima dele junto.

Construção
Os muros de arrimo podem ser construídos inteiramente de concreto, com blocos de cerâmica, com estruturas de vigas de ferro em meio ao concreto,
gaiolas de pedras ou apenas pedras ou até mesmo com solo-cimento que é uma técnica antiga onde se mistura a terra e o cimento.
A maioria destes muros são feitos de pedras, mas nada te impede de faze-lo com blocos e cimento e após colocar um revestimento de sua preferência.
Não só os blocos e vigas ou pedras são necessários, há também o dreno que é umas das peças mais importantes do muro de arrimo.
É ele que faz o escoamento da água antes de chegar ao muro, para que a água não fique empoçada e consequentemente não faça pressão sobre o muro.
Lembrando que se o muro for para dentro de casa será necessário impermeabilizar a parte de trás muro para que a água não atravesse e somente saia pelos drenos.